Na Inglaterra o princípio de que "qualquer um pode montar uma banda" e o espírito renovador do punk rock se juntaram a uma situação de tédio cultural e decadência social, desencadeando o movimento punk.
Os Sex Pistols, que antes eram uma banda de punk rock comum, passaram a ser muito mais radicais e ambiciosos. A banda pasou a usar suásticas e outros símbolos nazi-fascistas, além de símbolos comunistas, debochando dos valores políticos, morais e culturais.
Além de ridicularizar clássicos do rock and roll, as músicas da banda costumavam demonstrar um profundo pessimismo, agredindo diretamente diversos elementos da cultura, sempre em com sarcástico e agressivo.
Essas características : sarcasmo, interesse pelo grosseiro e o ofensivo, valorização do faça-você-mesmo, reutilização de roupas e símbolos de conhecimento geral em um novo contexto bizarro, crítica social, desprezo pelas ideologias, sejam políticas ou morais, e pessimismo somado ao estilo empolgante e direto do punk-rock definiram a primeira encarnação do que hoje entendemos como cultura punk.
A partir de 1977 esta postura punk se tornou um fenômeno impactante na maior parte do mundo e pouco a pouco foi se transformando em sub-gêneros.
Sem comentários:
Enviar um comentário