sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Punks vs Skinheads

Nos anos 1980, quando os punks ganharam força em São Paulo, as brigas eram entre os próprios integrantes do movimento punk, que se dividiam entre o centro da cidade, outros bairros e a região do ABC. Náo se sabia o motivo das rivalidades, mas o bairrismo, a rivalidade entre os bairros, já era uma razão.
Já os grupos neonazistas surgiram no país por volta de 1988, pregando o ódio entre as raças e a segregação. E foi nessa época que as primeiras rivalidades entre Punks e Skinheads começaram a aparecer.
O estudante David Vega, 22, viveu histórias em grupos de intolerância, relatadas no seu livro "Cadarços Brancos". Entre 2005 e 2007, ele conheceu membros dos Carecas do Subúrbio e Front 88, grupos de skinheads neonazistas.
Segundo ele, nos grupos há membros engajados politicamente e os que só querem se exibir e ostentar poder. "Tem rolês em que o pessoal sai  apenas pra aprontar", ele diz em seu livro.
Porém, nem todos os skinheads são neo-nazistas. Os skinheads ''tradicionais'', não têm ideologia política e não são preconceituosos.

                
    Skinhead                                                                                                         Punks

Sem comentários:

Enviar um comentário